Representantes dos Estados Unidos e da Rússia iniciaram negociações nesta segunda-feira, 24, na Arábia Saudita, com o objetivo de avançar para um cessar-fogo na guerra da Ucrânia. O foco inicial das conversas está na possibilidade de um acordo marítimo no Mar Negro, permitindo o livre fluxo de embarcações antes de uma trégua mais ampla no conflito.
As reuniões acontecem após negociações prévias entre os EUA e a Ucrânia, e fazem parte dos esforços do presidente Donald Trump para encerrar a guerra. Na última semana, Trump conversou com os presidentes Volodymyr Zelenskiy, da Ucrânia, e Vladimir Putin, da Rússia, reforçando sua intenção de promover uma solução diplomática.
O lado norte-americano está sendo representado por Andrew Peek, do Conselho de Segurança Nacional, e Michael Anton, do Departamento de Estado. Já a delegação russa conta com Grigory Karasin, presidente do Comitê de Relações Exteriores do Parlamento, e Sergei Beseda, conselheiro do Serviço Federal de Segurança.
A proposta de cessar-fogo marítimo no Mar Negro surge como um primeiro passo para reduzir tensões, apesar da região não registrar operações militares significativas nos últimos meses. No entanto, líderes europeus demonstram ceticismo quanto à disposição de Putin em fazer concessões reais, considerando suas demandas inalteradas desde 2022.
Putin declarou estar aberto a negociações de paz, mas insiste que a Ucrânia renuncie à entrada na Otan e retire suas tropas de quatro regiões ocupadas pela Rússia. Enquanto isso, os EUA seguem monitorando os desdobramentos das tratativas, avaliando o impacto das decisões para a estabilidade geopolítica.
Fontes:
https://www.reuters.com/black-sea-ceasefire-talks
https://www.nytimes.com/ukraine-diplomacy