Os conflitos na região do Mar Vermelho continuam a interromper a navegação na região, causando um efeito cascata na cadeia logística global, como os congestionamentos de navios nos principais portos asiáticos. O tempo de espera para atracar em Singapura é de até cinco dias, enquanto Shanghai, Qingdao e Ningbo podem chegar até 4 dias.
Devido a esses atrasos, muitos navios podem optar por omitir os portos, principalmente o de Singapura já que se trata de um porto de transbordo, trazendo mais mal-estar para somar a situação. Um possível cessar-fogo entre Hamas e Israel poderia ajudar a conter os ataques dos Houthis na região, trazendo a esperança do retorno à normalidade para as travessias no Mar Vermelho e um pouco de alívio na logística internacional.
Outro fator que afeta importadores e exportadores é a indisponibilidade de contêineres na China, complicando ainda mais a programação de embarques. Além disso, como os navios estão cheios, é propenso que ocorra a rolagem e reprogramação dos bookings.